Pular para o conteúdo principal

UM OLHAR SOBRE A CIDADE

 
Pico da Ana Moura, Timóteo, MG
         A primavera aconteceu este ano, ao contrário dos dois anos anteriores, quando o inverno se transmudou rapidamente em verão. Temos chuvas desde o final de setembro e a natureza tropical está revigorada, exibindo seus melhores tons de verde e amarelo, matizados com florações brancas, roxas, laranjas e vermelhas. Há muita vegetação dentro da cidade, que tem a sorte de estar localizada entre vales, numa região onde a cobertura vegetal deve ser mantida para contrabalançar a poluição produzida pela indústria siderúrgica.
         Em Timóteo, há praças, corredores verdes, um lindo parque na montanha (Pico da Ana Moura) e uma mata urbana (o Oikós),  que garantem à cidade uma boa qualidade do ar e uma humidade atmosférica que nunca fica comprometida, mesmo durante os meses mais secos do inverno. A diferença é notória quando se compara a situação do município neste aspecto com, por exemplo, Belo Horizonte, localizada a apenas 200 quilômetros de distância, onde a humidade pode chegar a níveis prejudiciais em julho e agosto.
         As estações acontecem diferentemente a cada ano, embora exista um padrão climático regular, determinado pelo dueto sol e chuva. Em geral, quando chove a temperatura é amena e quando não faz muito calor. Quem sobrevive à canícula dos meses de janeiro, fevereiro e março vê as primeiras frentes frias chegarem em meados de abril na forma de ventos – que sopram sempre na direção leste-oeste, consoante a rotação do planeta – e pequenas precipitações. Às vezes algumas ventanias fazem redemoinhos nas ruas e derrubam algumas placas mal soldadas. Passamos então ao purgatório, com noites frescas e dias rachando de sol.

Reserva florestal do Oikós, Timóteo, MG

         Abril chama Maio e o tempo ameniza de vez, atingindo seu auge entre o fim do outono e o início do inverno. As chuvas cessam, as manhãs registram entre 14 e 16 graus e o céu é de uma limpidez cristalina. A partir de Julho a vegetação adquire um tom cinza-marrom e fica em compasso de espera durante os imprevisíveis Agosto e Setembro, dois meses temperamentais. Podem esquentar como fornalhas ou esfriar, se alguma frente fria conseguir fazer o percurso da Antártica até aqui. No final de setembro a natureza se põe em movimento mais uma vez, com as frentes frias trazendo ventos e as primeiras chuvas da temporada.
         A primavera acontece tímida e cinzenta se as chuvas adiam sua chegada para outubro ou até mesmo novembro ou exuberante e sedutora quando tudo obedece à perfeição do pêndulo e a estação muda conforme o calendário. As plantas se renovam, as flores brotam, insetos revoam e invadem a casa, pássaros ensaiam longos cantos de acasalamento e não será surpresa se uma mamãe ou um papai pardal ou bem-te-vi for espreitado na cozinha à cata de comida fácil para a prole. No final de novembro e início de dezembro a fauna penada já deve estar ensaiando os primeiros voos para fora do ninho para poder crescer na bonança dos meses de verão.

Praça do bairro Novo Horizonte

         Início de Dezembro é a melancolia de fim de ano, oculta sob o manto dos apelos comerciais em torno do natal e do réveillon e rapidamente esquecida pelas crianças, que só pensam na longa temporada de férias longe da escola. Nessa época o mood do verão já estará definido: será chuvoso e ameno ou seco e canicular. Entre os votos que se fazem nos balanços de fim de ano e nas confraternizações consta o desejo silencioso de sobreviver mais uma vez até o mês de abril, quando os primeiros refrescos chegarão da Antártica. 

A CIDADE VISTA DA CASA

Bairros Timirim e Funcionários

Bairros Funcionários e Bromélias


Encontre um burro na foto


Bairro Garapa e Centro de Acesita

A CASA VISTA DA CIDADE

Rua Miguel Maura, Bairro Garapa

Garapa e Centro de Acesita vistos do Alto Serenata

Garapa, Bromélias e Centro de Acesita vistos do Alto Serenata

©
Abrão Brito Lacerda
03 12 16


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co