Pular para o conteúdo principal

BRASIL FUTEBOL CLUBE





(imagem: focusfoto.com.br)

            Naquela época, a televisão ainda engatinhava e o rádio era o grande meio de comunicação de massa. Jornais não havia no lugar e, se houvesse, faltariam leitores. Cinema, só mesmo o que os meninos inventavam, uma película de plástico, recortada e colada em tirinhas, sobre a qual se desenhavam, a caneta esferográfica, aventuras dos heróis das fitas de cowboy. Entrada: 10 palitinhos de fósforo. Ainda assim havia filas.
Quando a Copa do Mundo começou, as transmissões soavam distantes, pareciam vozes de outras galáxias ecoando através do espaço sideral. Nas ruas de terra batida, brincávamos, tentando imitar os lances contados e recontados pelos cronistas. Suprema democracia da infância: lado a lado jogavam Müller, Pelé e Bob Moore! As bolas de plástico já existiam, não precisávamos mais de bolas de meia. O único problema é que o plástico rompia-se facilmente em atrito com o chão áspero, quando a bola batia no arame farpado que cercava o campinho – para protegê-lo dos animais que gostavam de passar ali a noite e não objetavam em fazer suas necessidades in loco – ou mesmo quando a redonda levava uma bicuda de alguém com unhas de faquir.
Mas camisas não havia, muito menos chuteiras, para alegria do Seu Gerônimo farmacêutico, que se encarregada de acabar de arrancar as unhas que saltavam quando alguém chutava o chão e aplicar mertiolate com pó de penicilina nas feridas expostas que volta e meia apareciam nos joelhos, cotovelos e outras partes desnudas do corpo. Éramos crianças e éramos heróis, nada podia nos deter. No domingo, a “Rua de Baixo” jogaria contra a “Rua de Cima”, ou seja, os meninos da parte baixa da vila contra os terríveis inimigos da parte alta. Os da Rua de Cima tinham as tais unhas de faquir, poderiam rasgar nossas pernas como uma navalha. Decidimos que deveríamos usar bandas de tecido enroladas nas pernas para protegê-las. Dois ou três meninos roubariam os meiões dos pais.
Na véspera, sábado de feira, fomos conferir a repercussão do grande clássico da molecada. O Jorge estava alarmado:
- A Rua de Cima vai jogar de camisas! Ganharam também uma couraça e tornozeleiras!
As tornozeleiras eram feitas de algodão trançado com fios de elástico. Eram fortes e resistentes e permitiam aos pequenos chutarem a bola de couro sem machucar os pés.
- O time deles já tem nome: vai ser Santos Futebol Clube!
Corremos até a venda do Seu Dias, na esperança de que ele pudesse nos salvar de tamanha humilhação. Se aparecêssemos de barrigas peladas, perderíamos o jogo antes de este começar.
- Vocês querem jogar de camisas? Mas só se fôssemos ao Itanhém! Não tem camisas de futebol por aqui.
- Tem sim, tem na feira. O João da Serraria comprou camisas do Santos para eles.
- E onde vocês vão arrumar dinheiro?
Isso era mais difícil do que fazer gol ladeira acima. Nossos pais não apoiariam nossa demanda, pois chegávamos tarde em casa e faltávamos com o dever de casa por causa do futebol. O Mimi, dono do cinema de película de plástico, recusou patrocínio.
- Vou ver o que posso fazer – disse Seu Dias ao perceber a aflição que se apossava de nós.
Voltamos à feira. As roupas, de uma malha chinfrim e cores berrantes, eram colocadas ao rés-do-chão, sobre uma lona. Cada camisa amarela que se ia era para nós um sofrimento. Corremos à loja do seu Dias, à espera de um milagre; porque, afinal, milagres acontecem – não foi para isso que Jesus Cristo veio ao mundo?
- Vocês tiveram sorte – disse Seu Dias. - O Zeca Berilo chegou da lavra hoje com um saco de pedras azuis. Contei pra ele a história do João da Serraria e ele ficou revoltado. Aqui está a pedra que ele doou para vocês comprarem o uniforme.
Nova carreira até a feira:
- Queremos onze camisas amarelas, do goleiro e mais dez.
- E quem vai pagar?
Seu Dias chamou o mascate de lado, apresentou a suposta pepita de turmalina, ainda envolta em escória e restos de terra vermelha.
O homem abriu um sorriso de uma orelha a outra e pudemos ver os cifrões desenharem-se em seus olhos:
- São quatorze camisas – declarou seu Dias –, três para os reservas. - Mais quatorze pares de meiões e de tornozeleiras – tem tornozeleiras?
- Vou buscar ali na loja do meu primo – apressou-se o comerciante.
Um último imprevisto: as camisas remanescentes não eram do mesmo tamanho e tampouco havia as numerações correspondentes de 1 a 11. Tivemos que levar três camisas 8, duas 11 e algumas 3 e 4. O pior é que não havia mais camisa 10, a mais procurada. A solução seria converter a 1 do goleiro em 10, acrescentando-se um zero através da mão destra de alguma costureira.
Voltamos à venda uma última vez para agradecer nosso mecenas. Estamos exultantes de felicidade e fazíamos planos para o futuro do nosso time, orgulhosamente batizado de Brasil Futebol Clube.
A venda estava que era uma algazarra só. O Zeca Berilo fazia discursos inflamados contra o insolente do João da Serraria e era aplaudido pelos comensais. Aos nos ver, deu um soco na mesa e gritou:
- Vão lá, meninos! Mete o ferro neles!

©
Abrão Brito Lacerda





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co