Pular para o conteúdo principal

SETE SURPRESAS

A bela igreja matriz de Sete Lagoas, da primeira metade do século XIX.

Embora tenha morado por dezoito anos em Belo Horizonte, nunca havia visitado Sete Lagoas. Fi-lo nestes dias de fim de ano e muitas reflexões resultaram do que era para ser uma simples viagem turística. Em primeiro lugar, porque hoje é praticamente impossível viajar pelo Brasil sem incidentes relevantes, com estradas cheias e centros urbanos frenéticos, numa inarredável marcha pelo progresso.
A pressa é tanta que não há tempo para planejar o que se quer fazer ou organizar o que já existe. Assim, as cidades vão crescendo aos trancos e barrancos, tornam-se lugares agressivos e pouco hospitaleiros. Esta é a primeira surpresa: Sete Lagoas, como tantas cidades pelo Brasil afora, cresce depressa e sem resposta equivalente em termos de infra-estrutura urbana. Pior: cresce destruindo a si mesma, derrubando o passado para em seu lugar erigir um presente provisório e sem personalidade. Um pequeno exemplo: um casarão central de valor histórico foi posto ao chão na calada da noite e posteriormente em seu lugar construiu-se (provavelmente em tempo recorde) uma loja de eletrodomésticos!
Agora já é fato consumado, trata-se de preservar a memória e o acervo remanescente, o que dá lugar à segunda surpresa: a cidade tem um passado glorioso que remonta à época das sesmarias. Foi uma povoação importante nos tempos da mineração, tendo inclusive hospedado o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, na condição de comandante do Registro criado pela coroa portuguesa em 1780; tornou-se entreposto regional da Estrada de Ferro Central do Brasil, estabelecida no município em 1896; foi sede de várias associações musicais; cultivou hábitos modernos e chiques como o piano em casa de famílias burguesas e o cinema mudo acompanhado de banda de música; enviou pracinhas à Segunda Guerra Mundial; e enriqueceu-se no século XX com a mineração e a industrialização.
A antiga estação Sete Lagoas, hoje Museu do Ferroviário, nos faz sonhar com o passado.

A partir do DNA conhece-se o organismo, a partir de vestígios pode-se reconstituir uma civilização.  A terceira e a quarta surpresas são o Museu do Ferroviário e o Museu Histórico Municipal. Ambos contam com acervos representativos que justificam a visita.
O primeiro, localizado no lindo prédio da antiga estação Sete Lagoas, preserva instrumentos e utensílios relacionados à ferrovia. A antiga bilheteria, assim como vários objetos de escritório, está bem preservada. Há várias coisas curiosas que remontam a épocas românticas do passado, como a “Bicicleta de Recado”. Você vê a plaquinha e inevitavelmente pergunta à guia: “- O que é?”; “- Antigamente não havia automóvel, assim as mensagens eram transmitidas via bicicleta.”
Banda de música que se apresentava durante
as sessões, na época do cinema mudo.
O Museu Histórico Municipal situa-se na sede da pioneira fazenda Sete Lagoas. Seu acervo variado inclui peças da antiga fazenda, grilhões, tenazes e ferros, usados respectivamente para aprisionar, punir e marcar os escravos negros. Há objetos que pertenceram a algumas famílias locais, muitas fotografias, um pequeno memorial dos setelagoanos que combateram na Segunda Guerra Mundial, alguns equipamentos industriais e muito mais. Infelizmente, muitas peças encontram-se em estado precário e todo o conjunto de prédios que constitui a área do museu requer uma restauração urgente.
Falar da quinta surpresa é contar um pouco da era Cenozóica, aquela que aprendemos nos livros de Geografia do primário. Foi nessa época que se formaram as grutas da região central de Minas Gerais, como a Rei do Mato, que visitamos em Sete Lagoas. O conjunto turístico da gruta conta com infraestrutura adequada e guias bem preparados. A parte aberta à visitação é composta de quatro salões, dentre os quais se destaca o último, que lembra o altar de São Pedro e o baldaquim de Michelângelo, no Vaticano, com colunas de estalagmites de 12 metros de altura. Há também pinturas rupestres interessantes e vestígios de ocupação pré-histórica em uma grupa anexa.
As colunas de estalagmite do quarto salão da gruta Rei do Mato lembram o baldaquim do Vaticano, concebido por Michelângelo.

Igrejinha, no alto da Serra de Santa Helena.
A sexta surpresa é o Parque da Cascata, no alto da Serra de Santa Helena. Com uma vasta área de preservação e várias opções de lazer, o parque só não é recomendado para quem tem alergia à natureza. Oferece belos exemplos de intervenção em áreas naturais com o objetivo de melhorá-las para o visitante. O mesmo critério preservacionista que poderia ter sido aplicado ao centro da cidade, pois a memória construída pelo homem deve ter sempre um lugar no seu futuro. A propósito, quando se está no alto da serra goza-se de uma tranquilidade e de um clima (bem mais fresco e úmido) que já não existe lá embaixo.
Uma notícia de jornal da época da Segunda Guerra Mundial.
 Ainda que pressionado pelas condições adversas do progresso, que violenta e desfigura nossos centros urbanos, o espírito das pessoas resiste, e esta é a sétima grande surpresa. O que há de mais valioso em Sete Lagoas é a gentileza no trato e a hospitalidade de seus habitantes, o que a torna uma cidade tipicamente mineira. Desde o primeiro contato, sentimos vontade de ficar. Igualmente notável é o orgulho com que os mais velhos falam de suas raízes, ainda que isso encontre pouco eco nas gerações mais novas.
Neste embate, o cronista põe-se ao lado da senhora Marisa da Conceição Pereira, diretora do Museu Histórico Municipal e defensora apaixonada da história local; pois de nada servirá trocar valores permanente por um lustre embaçado e fugaz, que se revelará um espelho trincado, depois de removida a poeira. A arquitetura colonial que emoldurava nossas cidades no passado foi a mais bonita e original já produzida no Brasil. Depois dela, com pequenas concessões ao neoclássico, ao art nouveau e o Niemeyer, tudo virou caixote de concreto, que se erige em um dia para se demolir no outro.

Um dos raros prédios históricos que escaparam de dar lugar a uma loja de eletrodomésticos ou a um estacionamento.

© 
Abrão Brito Lacerda
01 03 18


Comentários

  1. Como você consegue brilhantemente, falar de coisas tão simples. Fiquei super feliz por ter ido conhecer a minha querida Sete Lagoas ! Um abração !

    ResponderExcluir
  2. Que bom que foi do seu agrado, Sânzia, sinto que meu texto atingiu seu objetivo. See you soon!

    Abrão Lacerda

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co