Pular para o conteúdo principal

A SEREIA DO TÂMISA


         

            
          A noite caía promissora sobre o South Bank, com ventos ligeiros soprando no sentido leste-oeste e algumas nuvens carregadas no céu, coisa habitual para a capital inglesa. Sob os últimos raios de um sol incerto de verão, muitos turistas caminhavam descontraidamente ao longo do cais, provenientes do London Eye, um dos últimos ícones arquitetônicos implantados na paisagem dessa Londres tão moderna quanto antiga, tão calma quanto agitada, tão melancólica quanto irônica. A roda gigante, com suas cápsulas de vidro que percorrem os 360 graus em ritmo de caramujo, fazia o último giro da jornada, as luzes se acendiam, era tempo de buscar novas aventuras.
Eu acabara de fazer uma ótima refeição no Azzuro, um restaurante italiano localizado sob os arcos de uma antiga estrada de ferro. Como todo espírito avisado, eu sabia que em Londres é preciso a todo custo evitar a abominável comida inglesa, a menos que você possua uma conta recheada de libras para frequentar o English Beef. A split de vinho rosê, consumida sem moderação, fazia efeito e eu flanava do lado oposto ao Big Ben com a cabeça cheia de imagens e vazia de preocupações. Debrucei-me sobre a balaustrada e contemplei o rio: alguns barcos deslizavam sobre as águas crepusculares e produziam pequenas ondas que cintilavam como feixes multicoloridos. Tentar encontrar uma musa por ali, entrar em um pub e experimentar um pouco do brew local ou simplesmente sentar como tantos outros em um banco e ouvir a música de alguém, violino ou rock and roll? Uma musa, pensei, será difícil entre essas moças muito brancas, de pernas longas, pisoteando seus saltos altos com pouca intimidade.  Londres não é uma passarela romântica como Paris, é mais dura, tem também seu lado working class e outsider. Daí porque essas garotas parecem tão bregas.
Um bar recém-aberto servia coquetéis verde-escuros enfeitados com uma cereja espetada na ponta de um palito. “How much?”; “Six pounds.” Até que não estava pela hora da morte. 25 reais por um drink em um barzinho “takeaway”: copo descartável, você compra e sai bebericando como quiser, desde que não tropece e caia dentro do rio.
Havia um clima de descontração e fantasia no ar, um blues bem inglês, ao mesmo tempo decadente e digno. A alguns passos do London Eye, lá estava ela, sentada em um banquinho dobrável, tocando bandolim - e a música...
Área da corda de sol, de Johann Sebastian Bach, um morceau escolhido a propósito para combinar com o teatro de sombras chinesas que animava a paisagem.
De costas para o rio e de frente para o Jubilee Gardens, ela emprestava seu sorriso doce e ao mesmo tempo triste aos flashes dos turistas, enquanto era vista com relativa indiferença pelos londrinos. Com o Tâmisa, o Parlamento e o London Eye como moldura, inclinava-se em agradecimento para cada moeda depositada no estojo do instrumento, que lhe servia de coleta E mais um turista feliz levava sua imagem para o outro lado do mundo.
Após ouvi-la por alguns minutos, decidi que era chegada a hora de pagar pelo show. Segurei uma moeda hexagonal entre os dedos, mas, antes de depositá-la sobre o fundo aveludado, conferi o conteúdo do mesmo (eu receava ter que relatar isso na posteridade): havia muitas moedas brancas de 50p, várias libras amareladas, alguns euros intrusos, até mesmo notas, e outros difíceis de identificar, talvez yenes japoneses ou rublos russos. A mais perfeita democracia monetária, uma lição para as nações em guerra, reunida no cachê de uma artista de rua. Ela abriu um sorriso que lhe iluminou o rosto e eu pude ler em seu olhar que ela era de Watford ou Northwood,  na parte norte da cidade, estudante de música ou desempregada, solteira ou sonhadora, mas não estava ali por acaso.
Não sei se foi Bach, a tarde ou o drink, mas eu faria tudo outra vez, juro que o faria: o parapeito pintado de verde-inglês, acinzentado e tirado para o azul, os reflexos dançantes na superfície do Tâmisa, a sereia que tocava... da qual eu me distanciava na medida em que seguia em direção a Waterloo Bridge, para o metrô ou talvez o próximo drink.
A cidade ainda tinha muito a oferecer.

©
Abrão Brito Lacerda
01 03 18





Comentários

  1. Muito bom o seu texto. Também não pude deixar de enviar um comentário sobre a sua crônica "Mais velha do que eu", relatando uma breve visita que eu e minha esposa fizemos a sua mãe. Um abraço. Vinícius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vinicius, é um prazer vê-lo por aqui novamente. Respondi ao seu comentário sobre a "Crônica mais velha do que eu" por e-mail. Percebo agora que você não o recebeu. Vou reenviar. Inscreva-se no blog como membro na rubrica "Faça parte deste blog". Até breve.

      Excluir

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co